Franca: Teatro Municipal reabre suas portas depois da reforma

segunda-feira, 9 de maio de 2011


Uma programação especial foi elaborada pela Prefeitura de Encontra Franca e a FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) para marcar a partir de segunda-feira, 9, a reabertura do Teatro Municipal “José Cyrino Goulart” e inauguração do Teatro de Bolso “Orlando Dompieri”, construído em área anexa.

Com a colaboração do Governo Estadual, através da secretaria de Cultura, foram investidos recursos na ordem de R$ 900 mil em ambos os projetos, com a modernização do Teatro Municipal, que recebeu diversas benfeitorias. Quem transita pela avenida 7 de Setembro observa pela fachada, a partir das esquadrias nas cores brancas instaladas e o sistema de proteção na Praça da Cultura, que as mudanças foram bem mais significativas que das ocasiões anteriores.

Uma nova bilheteria, substituição de todo o piso do hall de entrada, construção de novos sanitários, entre eles alguns adaptados para pessoas com deficiência, rampas de acessibilidade são algumas das melhorias.

Na lateral de acesso foi construído um corredor coberto, garantindo privacidade aos artistas. Esse mesmo corredor permitirá também, mais conforto ao público na saída, além de representar uma terceira opção, já que existem outras duas pela rua Nabi Haber e pela entrada principal.

O carpete do teatro também foi substituído, o mesmo ocorrendo em relação ao forro e as poltronas reformadas, ganhando cores mais vivas. O telhado passou por uma revisão geral, cujo objetivo foi eliminar os vazamentos que foram identificados.

Teatro de Bolso

Esse equipamento é uma conquista há muito esperada pelos artistas da cidade e continuará com o nome do saudoso “Orlando Dompieri”, com capacidade para 106 lugares.

O projeto da secretaria de Urbanismo e Habitação foi prático e racional, aproveitando bem o pouco espaço de área disponível que existia no terreno anexo aos fundos do Teatro Municipal. Com acesso independente pela rua Nabi Haber, o Teatro de Bolso é uma alternativa para as apresentações de menor porte, ensaios rotineiros dos vários grupos artísticos.

É dotado de toda infraestrutura para atender as necessidades dos seus usuários e do público, com sala de espera, um palco de padrão médio, vestiários e sanitários, entre eles com dispositivos de acessibilidade.

Programação
Para segunda-feira, a programação inaugural dos dois equipamentos está prevista para as 19h30, no Municipal, com pronunciamento das autoridades. Logo depois, a Cia. de Dança Enrico Nery mostra o espetáculo “Memórias D Africa”, tendo como local o Teatro de Bolso.

No Teatro Municipal, conhecendo a reforma nele feita, a partir da troca dos carpetes, do piso do hall principal, instalação de rampas para pessoas com deficiência, sanitários adaptados, nova bilheteria, entrada adicional coberta, substituição do forro e outras benfeitorias, o público assistirá ao espetáculo teatral “Bota no Eixo”, montado pela Cia Mosaíco de Teatro do Senac. Os outros atrativos poderão ser vistos durante os dias e noites seguintes, 10 e 11.

Passarão pelo Municipal e Teatro de Bolso, a Orquestra Encantos da Viola, os alunos que integram a Escola de Circo, um projeto desenvolvido pela Fetanp/Prefeitura na região do Jardim Aeroporto, apresentação do projeto de Oficinas Culturais das Escolas Municipais, uma iniciativa da secretaria de Educação e presença na noite de quinta-feira, 11, do tenor Saulo Couto “In Concert”.

E o fechamento da programação será com o espetáculo de dança contemporânea “Contaminação”, preparado pela Companhia Plêiade de Dança, composto por 46 protagonistas. Toda a programação, com entrada gratuita, pode ser conferida no site da Prefeitura de Franca (franca.sp.gov.br).

Virada Cultural

Terminada a programação de reinauguração do Teatro, nos dias 14 e 15, o local será palco de alguns eventos do projeto Virada Cultural Paulista, iniciativa também franqueada ao público e realizada em conjunto com a secretaria Estadual da Cultura.

A abertura desse evento está prevista para as 18 h do dia 14, e para tanto, os convites começarão a ser distribuídos nessa segunda-feira, 9. As pessoas com interesse podem conferir a programação completa no mesmo site da Prefeitura e retirar os convites no Espaço Cultural FEAC, na rua Campos Salles, 2210, centro, a partir das 9 h. Outras informações no tel. 3711-9570.

Fonte: Prefeitura de Franca



Deixe um Comentário